terça-feira, dezembro 29, 2009

arquitontices

(o aluno 1 falava de espaços "visíveis", em que a luz era directa, e as tipologias das células habitacionais não se alteravam. O professor pediu a outro colega para comentar o trabalho)

Professor 1:"André, quer comentar?"

Aluno André: "Acho interessante a organização das células (...) Engraçado estes percursos (...)"

Professor 1: "O quarto não tem janelas?! (...) Uma coisa é o discurso legal, outra coisa é o bom senso... (...)
Eu acho que a implantação é interessante, e o paralelismo com a envolvente (...) Você fala porque pensa, ou pensa porque fala? (...) Wittgenstein dizia 'Eu quero uma estratégia de continuidade' (em relação ao pensamento) (...) Olhe para os armazéns ao lado. Isto é a parte simpática. A parte menos simpática é... (e deitou o projecto todo a baixo)"

Professor 2: "Não tem calhado ver o seu trabalho. (...) Numa comparação com o futebol, a concentração é fundamental (...) Eliminar os erros anteriores para andar para a frente. Tem que se habituar a tirar apontamentos...(...) Isto não tem consistência nenhuma. O que legitima o seu trabalho é a coerência que o atinge. (...) Estou a dizer-lhe isto para o picar... (...) Estou a falar consigo e está a pensar nas festas..."

Professor 1: "É... Cultura Urbana..."

Aluno 2: "(...) Falta aqui um carinho qualquer. (no sítio da intervenção) (...) Baseei-me no space box..."

Professor 1: "Não sabemos o que isso é, e estamos muito interessados em saber...(...) Eu acho muito estranho que a única coisa que andou a ver foi o space box, que seguramente é interessante. (...) A mim parece-me que vocês andam a estudar muito pouco. (...) É muito frívolo esta coisa de ver mais espaços (sexy's?) (...) Vocês às vezes parecem que estão na escola de dentistas... se não fossem as maquetes... Não acham isto estranho?? (...) Não são só as obras construídas que foram discutidas... (...) Isto tudo para vos dizer que há um lado fantástico na vida... Por favor, não desperdicem esta vida! (...) O ensino superior não é obrigatório (...) Não saber não é um perigo, não querer saber é que é um perigo! (...) A Factory começou com esta ideia do spotting. (...) Os arquitectos e as arquitectas são Homens e Mulheres com cultura. (...) O Corbusier era um viajante incansavel... Era pugilista... Era cego de um olho... (...) Isto é um espaço único com vidro e isto é um jardim. Eu acho que é mais interessante explicado através das frases do Heidegher do ano passado (...) Toda a gente conhece o Museu da Sejima? (...) 'Tá?"

Aluno 3: "Dentro do edifício crio uma via. (...) Faço uma Fragmentação. (...) Criei um alinhamento constante. (...) Espaço interior e espaço exterior (...) ...superfícies com uma certa transparência. (...) ...ideia da transparência das pessoas que estão lá dentro. (...)"

Professor 1: "Eu acho curioso que pensemos um pouco sobre isso... (...) Vocês já ouviram falar de estudos preliminares e estudos prévios? (...) Vocês esforçam-se para ficarem entre o programa base ou o estudo prévio/projecto de licenciamento? (...) Fico preplexo quando oiço dizer que este corte não é um alçado... (...) ...que comecemos a ler a cidade... Interessem-se pela cidade!!"

Aula de projecto do 3ºano de arquitectura, 2006/2007

Etiquetas: ,