quinta-feira, dezembro 18, 2008

"Viver todos os dias cansa" IV

"Escritor
Telefonava-lhe a meio da noite. Não importava a hora, precisava. Ela acordava sobressaltada. Ele dizia: «Sou eu.» Ela dizia «És tu?» fingindo espanto.Ele dizia disparates. Ela ficava a ouvir.
Isto durou alguns meses. Até ele acabar o romance que estava a escrever. Depois deixou de telefonar. Ela primeiro ficou triste e depois procurou um namorado que não fosse escritor."

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 15, 2008

POP

Esquizofrenia

Só, e somente as palavras encobrem o meu estado de espirito.
Só, e somente a escrita me faz lembrar que a realidade existe, as ideias existem, porque posso le-las e percebe-las, e não são meras palavras ditas que se esvaem nos segundos que me ajudarão a perceber o que é real.
Porém, são as palavras escritas que encobrem o nosso estado de espírito, porque não vemos, nem ouvimos a sua expressão e a sua realidade. O que é a realidade? É o que ouvimos e vemos, ou é o que lemos e escrevemos?
(Ah, essa contradição que me atormenta... Que me persegue dia após dia, me fazem lutar contra o impulso.)
Não, não quero escrever mais, quero ouvir, sim, ouvir a verdade!
Não, quero escrever, para perceber, e depois, para esquecer.
Porque a verdade... a razão... e a realidade, quando decifrada, cega-nos.
("Aquelas coisas que estão veladas, descobertas, ficam destruídas." Fernando Pessoa)

Etiquetas:

domingo, dezembro 14, 2008

Don't bleed on the carpet

0:35

"...a vida é demasiado complexa para ser vivida com simplicidade no pensamento."
A vida é complexa. Há quem diga que a vida é simples, nós é que a complicamos. Mas não. A vida é mesmo complexa. Todos os nossos actos e consequências destes estão envolvidos nas nossas vidas. Bem como as pessoas que cometem estes actos são diferentes, por isso existe um leque variado de consequências dependendo do transmissor e do receptor.
E aqui, entra o pensamento. As pessoas não são iguais, por isso têm formas de pensar diferentes, e pensamentos diferentes.
O pensamento é complexo. E por ser tão complexo e não tão simples, que nos é dificil exprimirmo-nos, chegarmos a uma conclusão clara, e até mesmo, decidir entre o certo e o errado.
O pensamento é tão complexo que, sem saber porquê, mudo de opiniões, mudo de humor, tão rapidamente. O pensamento é tão complexo que quero explicar o pensamento, e é tão dificil... Muitas vezes estou a falar com alguem e pergunto "Porquê?", e respondem-me em seguida "Por nada. Não há razão." e eu digo "para tudo há uma razão, por mais inexplicável que seja!".
Para tudo há uma razão, mesmo razões que a razão desconhece, como diria alguém, que confesso não me lembrar quem. E todos os dias parto em busca dessa razão, desse porquê... Qual é a razão? Porque sou complexa. Aliás, "A vida é demasiado complexa para ser vivida com simplicidade no pensamento."

Etiquetas: ,

A espera do café

Segunda-feira é uma seca. Não há ninguém que lhe apeteça sair de casa. Ou está tudo de férias, ou está tudo na ronha, ou está tudo com mais do que fazer.
Acabo eu, num café, as 19:00, debruçado para o rio, para a ponte, para o cristo rei, e para a cidade.
Está uma nuvem gigante sobre o rio, entre as duas cidades. Uma nuvem no meio do céu azul, que nem está claro nem escuro. O sol já se pôs, mas ainda não está completamente noite. Estou com esta sensação constante que me toma, de querer escrever, escrever sem parar, mas não sai muita coisa, ou mesmo nada de jeito.
(e o João Pedro caba de chegar.)


24/03/2008

Etiquetas:

Viver todos os dias cansa III

"O prazer é a recompensa que acompanha o bom trabalho, entre todos o mais difícil, agora perto, muito perto, o trabalho para o amor."

Pedro Paixão

Etiquetas: